Publicidade é, de maneira geral, “toda forma de divulgação de mensagens, por meio de anúncio, com o fim de influenciar o público como consumidor”.

É através dela, portanto, que empresas e empreendedores promovem serviços e produtos com linguagem adequada para um público específico, seus clientes atuais e potenciais.

A publicidade mudou muito nos últimos anos, especialmente quando a internet introduziu nas culturas um novo jeito de comprar, se relacionar e buscar informações.

Novas oportunidades surgiram e os meios de comunicação tradicionais como TV, rádio, impressão e outdoor se tornaram insuficientes, abrindo espaço para as mídias digitais, como sites, ferramentas de busca, redes sociais e aplicativos.

As vantagens do anúncio online impulsionam por si só a transição das mídias tradicionais para as digitais. Apesar disso, no Brasil, o mercado de anúncios na internet é ainda tímido. Muitos empresários ainda têm dúvidas sobre o funcionamento da publicidade online: onde, como, quanto e quais os requisitos para anunciar na internet. Sem orientações profissionais, acabam por questionar a efetividade das ações na web, principalmente o retorno do investimento.

Entretanto, os números dizem o contrário e anunciar na internet pode ser extremamente vantajoso, já que, além de reduzir custos de produção e disseminação, a internet atinge público maior, e segmentado, e oferece ferramentas para controle e acompanhamento constantes das campanhas, permitindo sua otimização em tempo real.

Para entender melhor a diferença entre o investimento médio necessário com anúncios através das mídias tradicionais e pela internet, veja a tabela abaixo:

As mídias digitais permitem, portanto, ao anunciante:

  • Atingir um número muito maior de pessoas, de maneira segmentada e assertiva, já que permite delimitar a exibição do anúncio em função de gênero, interesse, localização, idade, idioma e tipo de dispositivo utilizado para acessar a internet.
  • Gastar menos dinheiro que as mídias tradicionais, principalmente se considerarmos que a internet viabiliza a divulgação de marcas, produtos e serviços 24 horas por dia, atingindo clientes atuais e potenciais, sem barreiras geográficas e outras limitações das mídias offline;
  • Analisar resultados e tomar decisões educadas, já que a automação da publicidade online permite que o anunciante analise (e controle) as campanhas a todo tempo e gere relatórios de dados precisos e reais, tais como a quantidade de visualizações e cliques, os períodos do dia que geraram melhores resultados, os formatos de anúncio mais acessados e os espaços reservados para propaganda mais eficazes para anunciar.
  • Registrar e acompanhar fechamentos gerados pelas campanhas de publicidade, permitindo a análise de sua eficácia e manutenção do controle de data de compra, prazo de entrega e a forma de pagamento.

A publicidade online é a que mais cresce no Brasil e no mundo. Se a sua empresa ainda não anuncia na internet, com certeza está deixando de aproveitar grandes oportunidades de negócio e, mais, perdendo a chance de reduzir custos consideráveis, algo essencial em tempos de crise.

DItalia